domingo, 9 de agosto de 2009

Feliz dia dos pais que não tive.

FELIZ DIA DOS PAIS????



Hoje é o dia dos pais.
Dia feliz para alguns, de tristezas para outros...
Mas pode ser um dia pior quando é dia de decepção, de mágoa, desencanto.
Felicidade se vive se reparte...
Tristeza se sente se divide com alguém.
Mas decepção, mágoa e desencanto se sente só, remoendo o coração.
Por que tanta amargura num dia que deve ser doce?
Eu não tive um pai, ou melhor, tive dois não ficando com nenhum.
Até os 4 anos convivi com meu pai biológico. Uma convivência de conflitos, fugas afinal eu era o fruto podre , resultado de uma ralação fora do casamento, proibida.
Na verdade nunca o senti como pai. Para mim criança sem entender muito, ele era aquele senhor que me trazia doces e um dia me levou para tirar uma foto. Foto essa que expresso tristeza... tanta tristeza.
Meu pai verdadeiro, quando eu tinha 4 anos me deu para outro pai que ele pensava (e tenho certeza) seria o melhor pai para mim. Ele me daria amor, atenção, carinho, colo de pai, presença de pai, carão de pai, seria pai.
Mas a vida dizem, que é uma roda e nesta roda da vida nem tive tempo de senti-lo pai, pois com 5 meses de convivência ele descobriu que estava muito doente teve que se internar . Depois de 4 meses morreu e eu fiquei órfão de pai que não tive.
Fui criança sem pai, aquela que na escola sempre foi rejeitada por ser gorda pobre e muitas vezes a única sem pai.
Com dez anos voltei a ver meu pai biológico, agora ele estava velho, doente (quando eu nasci ele tinha 77 anos). Lembro-me dele sentado em uma cadeira de balaço calado, ombros caídos e olhar sempre triste.
Seria a tristeza de não termos vivido momentos de pai e filha ou o arrependimento da existência desta filha?
Mas novamente com poucos meses meu pai biológico foi embora. Será que sou eu que afasto do meu convívio os pais que poderia ter?
Fiquei adolescente sem pai para me aconselhar, até mesmo para quem me rebelar. Não tive pai para falar do meu primeiro beijo mesmo que se tivesse talvez nem contasse. Não tive pai para comemorar a provação no vestibular, nem pai para me parabenizar pelo meu diploma. Não tive pai para alguém pedir minha mão nem pai para entrar comigo na igreja. Não tive pai para dizer feliz que ele seria avó.
Só tive lembranças muito poucas daqueles que seriam meus pais.
Hoje sou mãe. Divino (sem ser o espírito santo) me possibilitou esse milagre. Minhas filhas têm um pai que tem hora que é alegre, brincalhão, mas tem hora que é bravo e diz coisas que magoam ...mas elas te um pai que pode não ser perfeito mesmo assim é um pai com quem elas podem sair e se alguém perguntar dizer : ESTE È MEU PAI .
Feliz dia dos pais para aqueles que são pais de verdade, para aqueles que são pais adotivos, para os pais de mentira enfim para todos os pais. até mesmo para os pais que não tive.
Vera Lucia de Souza 9 de agosto de 2009

3 comentários:

  1. È Janete um dia como este é bastante duro para quem não tem o que comemorar. Mas assim é a vida. Agradecida por visitar meu blog. Um abraço e feliz dia dos pais para o Rivaldo

    ResponderExcluir
  2. Querida Vera...
    Que relato emocionante!
    Apesar de conviver com você, há capítulos de nossa vida que só sabemos assim, por um relato, por um comentário...
    Você soube superar todos os percalços por quais passou, e transformou-se nessa criatura maravilhosa que és.
    Obrigada por fazer parte de minha vida pessoal e profissional.
    Eu te amo, querida amiga.

    ResponderExcluir